segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DO CAZAQUISTÃO

 
PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO
Seção Regional da Paraíba- Brasil

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DO CAZAQUISTÃO

     Há dois anos atrás, o governo de Nazarbayev desatou uma selvagem repressão, com centenas de feridos e dezenas de mortos, contra os trabalhadores dos campos de petróleo de Zhanaozen, que vinham exigindo, diante do crescimento da sua consciência política, o direito ao benefício de taxas adicionais nos salários, diante das condições de periculosidade no trabalho.

   Os trabalhadores haviam eleito um comitê de trabalho, ferramenta essencial para mobilizar a classe trabalhadora, e pretendiam criar novos sindicatos em suas empresas, visando formar seu próprio partido político. Essa tomada de consciência culminou em oito meses de greves contínuas, exigindo melhorias nas condições de trabalho e liberdade sindical. No entanto, esse avanço foi contido por uma brutal repressão, tendo como resultado muitas mortes e abertura de processos contra trabalhadores por "incitar a discórdia social", "incitar a greve," tentativa de "criar de sindicatos ilegais" e "organizar greves ilegais”.
   O PSTU se soma a campanha internacional de solidariedade e protestos para lembrar o dia em que tropas policiais abriram fogo contra trabalhadores desarmados, que se reuniam em um protesto pacifico e organizavam uma greve geral com o intuito de exigir a renúncia do governo de Nazarbayev, internacionalmente conhecido por suas manobras e perseguições aos trabalhadores e membros de oposição.   Reiteramos o nosso apoio total e incondicional a essas manifestações e à legitimidade das exigências colocadas pelos trabalhadores, e acreditamos que os sindicatos combativos, os trabalhadores avançados e os lutadores estudantis precisam somar esforços nas tarefas de cercar trabalhadores e moradores de Zhanaozen de solidariedade e defender a independência política dos sindicatos frente ao governo e aos partidos empresariais e colocar de pé um movimento ativo, de organização e luta, pelas demandas operárias.

Todo apoio a heroica resistência dos trabalhadores de Zhanaozen!

Solidariedade e liberdade para todos os presos políticos! João Pessoa - PB, 07 de Dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário