quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeito Luciano Cartaxo do PT presenteia empresários com aumento das passagens

Prefeito Luciano Cartaxo do PT presenteia empresários com aumento das passagens

         As jornadas de junho de 2013 mobilizaram milhões trazendo à tona o debate sobre o transporte coletivo, sua qualidade, a alta tarifa cobrada e a relação desta com os serviços oferecidos pelos empresários do setor, sem falar na promíscua relação existente entre o poder público e os empresários que operam o sistema.
         Esse tipo de relação é encontrado em todos os quadrantes deste país, e em João Pessoa não é diferente. A começar pela famosa “planilha de custos” elaborada pela SEMOB e analisada pelo Conselho Tarifário do órgão que serve como parâmetro para decidir sobre o reajuste da tarifa. Esta tarifa serve amplamente aos interesses dos empresários, não é à toa que a AETC a defende com “unhas e dentes”, pois ela mantém os altos lucros do setor. Não custa lembrar que, no período do governo Ricardo Coutinho na PMJP, enquanto a classe trabalhadora teve um reajuste salarial de pouco mais de 40%, a tarifa dos ônibus de nossa capital aumentou em 100%.
Outro aspecto da conivência criminosa entre prefeitura e empresários, verifica-se também no cumprimento da legislação municipal que estabelece em seu artigo 156, § 2º, que “[...] o Poder Público Municipal, a partir da promulgação desta lei, só permitirá a entrada em circulação de novos Ônibus, desde que estejam adaptados para livre acesso e circulação de pessoas portadoras de deficiência física e motora”. Porém, todos/as que vivemos em João Pessoa sabemos que isso não é cumprido e, pior, a prefeitura da capital NUNCA se preocupou em fazer cumprir este simples dispositivo que está em vigor desde 1990.
         E por que isso ocorre?
Em nossa avaliação isso vem ocorrendo devido a esta conivência criminosa entre prefeitura e empresários do setor que monopolizam o sistema, explora trabalhadores do setor e a população em geral, oferecendo um serviço de péssima qualidade e caro. Costumamos dizer que, em João Pessoa, para o sistema de transporte coletivo se tornar precário, precisa melhorar muito. É muito fácil para um Mário Tourinho, Luciano Cartaxo ou qualquer outro figurão desses afirmar, com a maior cara de pau, que nossa cidade possui um bom sistema de transporte coletivo. Não são eles que estão diariamente nos pontos de ônibus (alguns sem nenhuma proteção ao sol ou à chuva), esperando por cerca de 30min ou até 1h, a depender do local da cidade. Não são eles que passam 45min, 1h para chegar até o seu destino, em ônibus superlotados. Além de tudo isso, agora os empresários do setor preparam-se para atacar os trabalhadores do sistema, com a implantação da dupla função para os motoristas, que deverão ser, ao mesmo tempo, motoristas e cobradores. Isso acarreta em um aumentando no nível de estresse e consequentemente coloca em risco a segurança dos mesmos e dos passageiros, sem contar com o aumento da exploração e a manutenção do salário.
 Por conta de tudo isso, defendemos a estatização do transporte público e a criação de uma empresa estadual de transporte coletivo, com isso, o sistema passará a ser administrado por um conselho formado pelos trabalhadores e usuários do sistema. Para nós, transporte não é mercadoria e, assim, como saúde e educação, é item de primeira necessidade para nossa classe e precisa ser garantido pelo Estado.
Além disso, defendemos o passe livre para estudantes e desempregados garantindo que essas pessoas possam ter livre deslocamento pela cidade, assegurando o acesso aos bens naturais e culturais, à saúde, ao trabalho, à educação, entre outros.
O transporte coletivo, como uma concessão pública, deve servir como aquilo que realmente deveria ser, uma política pública para auxiliá-la na resolução de seu problema, e não para “encher os bolsos” de meia dúzia de empresários que usam o poder público para enriquecer às custas da exploração do trabalhador.    
         Por isso, é preciso REPUDIAR mais esse aumento da tarifa do transporte em João Pessoa e organizar nossa classe para lutar contra isso. Chamar os/as trabalhadores/as e a juventude às ruas e derrubar este aumento, essa é a tarefa do momento!!!    

CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS!
PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS!
ESTATIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO!
UMA PARÁIBA PARA OS TRABALHADORES

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário